terça-feira, 16 de novembro de 2010

Por que Psicoterapia com mulheres?


Nós mulheres, temos sido chamadas ao largo dos anos de pessoas sensíveis, emotivas, sentimentais, românticas, controladoras, ciumentas, instáveis, reprimidas, exibidas, furiosas, inseguras, etc.

Se olharmos para o nosso passado, podemos dizer, que por milhões de anos fomos nós as que cuidamos da família nas cavernas, para que o homem pudesse ir em busca de alimento e abrigo.

Ao ficar restrita a um espaço fechado com outros seres humanos (neste caso os filhos), as habilidades que tiveram que desenvolver para cuidar dos seus foram às relacionais, de intercâmbio, de comunicação.

Portanto, é possível que as características acima descritas, possam ter sido úteis para o resguardo e a sobrevivência da família, o que amplia a nossa visão da mulher como mediadoras e facilitadoras da harmonia dentro desta.

Hoje, a mulher não é mais só dona de casa, desenvolve outros papéis sociais com os quais tem que lidar. Hoje se vê às voltas com jornadas duplas, às vezes, triplas... Trabalha fora, trabalha em casa, é filha, é mãe, é mulher!

Dentre as muitas definições que poderíamos abordar sobre esta mulher contemporânea, focamos aqui em uma de suas características, sua necessidade de comunicação com os demais, seu desejo de compartilhar e encontrar apoio em outras mulheres.

Queremos incentivar às mulheres a descobrir mais sobre suas diferentes facetas; qual é sua história, quais são as emoções, pensamentos, sensações e ações que cada uma habita. Ao olhar para dentro de nós, damos importância para o que verdadeiramente nos traz felicidade, observando amplamente as nossas diversas possibilidades de escolha. Isso nos dá uma sensação de liberdade e vitalidade, trazendo de volta, maior bem estar para nós mesmas e para as pessoas que estão ao nosso redor.

*Mary Fridman

Nenhum comentário:

Postar um comentário